Principais características da bacia hidrográfica
Conforme o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo planejamento e uso racional da água,o Brasil possui 12 grandes regiões hidrográficas. A Bacia Atlântico Sul é uma dessas 12 regiões hidrográficas. Ela abrange porções dos territórios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 185,8 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2% da área total do país. A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul é composta por três bacias secundárias que não possuem ligações entre si, vertendo para o litoral, de diversas dimensões espaciais e predominam rios de pequeno porte que correm diretamente Oceano Atlântico. São três os trechos que compõem abaciado Atlântico Sul: Atlântico Sul-Sudeste, Atlântico Norte-Nordeste e Atlântico Leste.
Atlântico Sul-Sudeste é composto por rios de importância regional, situados a partir da divisa do Rio de Janeiro e São Paulo. Esse trecho é dividido em dez sub-bacias, sendo os rios de maior importância: Itajaí, Jacuí, Ribeira do Iguapé Jaguarão, Mampituba, bacia do arroio Chui, entre outros. As lagoas do Rio Grande do Sul, lagoa dos Patos e lagoa Mirim também fazem parte do trecho Sul-Sudeste da bacia do Atlântico Sul. Os rios que compõem esse trecho são fonte para a geração de energia, são utilizados como vias de transporte hidroviário ou são fonte para o abastecimento de água.
A vazão média anual da Bacia Atlântico Sul responde por 2,6%do total do país. Esses rios fornecem água para mais de 11,6 milhões de pessoas, além de serem de extrema importância para a realização de atividades econômicas, sobre tudo a agricultura. No entanto, essas atividades têm provocado vários problemas ambientais, como a retirada da mata ciliar e a poluição dos rios, que ocorre principalmente através da extração de carvão mineral em alguns municípios de Santa Catarina.
É formada pelo Planalto Brasileiro e subdividida pelo Planalto Meridional no Sul e Planalto Atlântico. O relevo se caracteriza por um conjunto de serras no sentido norte-sul denominada serra do mar. Os rios dessa bacia têm suas nascentes nos pontos mais elevados da serra do mar e correm para o leste desaguando no Oceano Atlântico. Os rios possuem cursos de pequena extensão são encachoeirados e com grande declividade.
A bacia do Atlântico Sul possui o clima sub quente do tipo tropical na região Sudeste, clima mesotérmico tipo Temperado, na Região Sul. Encontra-se na faixa de climas Tropical e Temperado com a peculiaridade de ser atravessada pelo trópico de Capricórnio sobre sua extremidade setentrional. A localização geográfica e o relevo são condicionantes básicos que determinam o clima da área que compreende a Bacia do Atlântico-Trecho Sudeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário